Olá,
Acompanho o blog de vocês e também fui premiada com um filho que come um montão. Eu achei que a mãe está regulando muito a comida da filha dela!
O meu filho tem 1 ano e 10 meses, eu o amamentei exclusivamente até os seis meses, e comecei a dar papinhas (só de legumes no início, tinha medo de dar de fruta e ele se acostumar com o doce das frutas) quando notei que eu comia um iogurte e ele me olhava com cara de “eu quero”.
Eu o amamentei até 1 ano de idade. Na verdade até 1 ano e três dias, e ele começou a recusar o peito, como ele já comia bem, insisti algumas vezes, ele não quis e eu parei de insistir.
Desde então ele come muito bem, em casa ele não come doces como chocolates e eu nunca comprei porcarias do tipo cheetos. Simplesmente não temos em casa.
Ele só toma sucos naturais de fruta, diluídos com um pouco de água e não compramos sucos de pozinho ou de caixinha em casa. Eu o marido tomamos Coca-Cola no fim de semana e tememos o dia em que ele se interessar. O que faremos?
Ele agora vai para a escolinha, das 7 às 15h30, e a rotina dele é assim:
Em casa, quando acorda: uma mamadeira de leite de vaca (sem açucar, sem chocolate).
Na escola, eles tomam café da manhã (moramos em Israel, então não estranhe algumas coisas) que é composto de:
salada de tomate e pepino
1 ovo cozido com cottage ou coalhada
2 fatias de pão com humus ou tehina
1 fruta
Nos finais de semana é isso que ele come (as quantidades são o que ele come quando está comigo nos finais de semana). Há frutas que ele gosta mais, como banana, que ele pode chegar a comer duas.
No meio da manhã eu não tenho certeza se eles comem. Em casa, nos finais de semana, ele come bolachas do tipo maizena especiais pra criança (ainda acho que é porcaria, mas tem menos sódio e tem umas vitaminas e ferro a mais)
Na hora do almoço, na escola, eles sempre tem alguma sopa, salada ou algum outro legume cozido, carboidrato que pode ser: macarrão, couscous, arroz ou um macarrãozinho em formato de arroz etc e proteína: peixe ou algo de soja. Na escola, eles não servem carne nem frango.
Depois da sonequinha, eles fazem um lanche, com fruta, pão com geléia etc.
Quando chegamos em casa, ou quando estamos no parquinho, por volta das 16h, eu ofereço alguma fruta e ele toma danoninho (costumo comprar um que me lembra muito o danoninho que há no Brasil, mas às vezes ele também come dos iogurtes naturais com fruta que eu como) ou come queijo. Novamente, se a fruta for banana, ele come duas sem problemas.
Às 18h ele janta, em geral parece estar morto de fome, como se não comesse há horas. Quando ele percebe que estou esquentando a comida dele, fica por perto reclamando. Na janta, quase todos os dias faço algo com carne de vaca, cordeiro (muito comum aqui), frango ou peru (também comum), legumes… tento fazer um prato colorido. Ele come a mesma coisa que eu e meu marido comemos, com exceção, por exemplo, do macarrão, que nós comemos o tipo “normal” e ele come uma versão pra criança.
Ele come de tudo, e é claro que há algumas coisas que ele gosta mais que outras, por exemplo, adora macarrão (não sei se há no Brasil, compro um da Barilla, que é feito com 25% de purê de legumes – aqui em Israel sempre encontro o mini farfale com abóbora e cenoura, mini penne com abobrinha e espinafre e o mini pipe rigate com tomate e cenoura) e não gosta muito de carne vermelha.
Fui lá medir e vi que eu encho o pratinho dele com um volume entre 180-200ml de comida. Tem dias que ele come e pede mais, tem dias que ele não come tudo.
Eu percebi que talvez na quantidade de comida ele não coma muito mais do que a filha da leitora, mas me pareceu que ele faz mais refeições e come mais nos lanchinhos.
Depois disso ele toma banho e vai dormir. Já me disseram que ele come muito e que eu tenho que controlar a quantidade que ele come. Eu acho isso um absurdo, sinceramente. Ele não come batata frita, pizza, chocolate, bolacha recheada, suco de caixinha, refrigerante e salgadinhos. Isso sim são alimentos que precisam ser evitados.
Por que eu deveria controlar a quantidade de abobrinha e cenoura que ele come?
O que eu tenho tentado me policiar mais, mas nem sempre funciona, é tentar fazer um prato composto de 50% de legumes, 25% de massa, batata ou arroz e 25% de proteína. Mas a verdade é que a realidade ainda é mais parecida com 50% de carboidrato, 25% de legumes e 25% de proteína.
Enfim, nós mães que fomos premiadas com filhos que comem bem deveríamos agradecer e eu acredito que, sendo algo saudável e não “porcaria” (doces, frituras, salgadinhos) devemos deixar nossos filhos pequenos comerem o quanto quiserem!
http://it.barilla.com/aggregator/prodotto_barilla/1077
↧
Por: Maya
↧